MENU
Santa Catarina tem novo alerta para chuva forte com risco de estragos
29/12/2020 14:33 em Novidades

Após as chuvas de domingo (27), a Defesa Civil emitiu novo alerta de chuvas fortes em Santa Catarina para esta terça-feira (29). De acordo com o órgão, há risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.

O alerta começa a valer às 12h desta terça-feira, permanecendo até o fim do dia, às 23h59. Volumes pontuais de chuva, acima dos 50 mm, estão previstos.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há risco alto para ocorrências nas regiões em laranja no mapa. De forma localizada, não são descartadas rajadas de vento e queda de granizo.

Sobre o sistema

O cenário, segundo a Epagri/Ciram, é decorrente de um movimento de convecção que, associado ao calor e a uma área alongada de baixa pressão, promove chuvas.

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, na convecção, o raio solar aquece o chão, que manda de volta a radiação para a atmosfera. “Quanto mais aquece, mais sobe. Convecção é um movimento de baixo para cima, do chão literalmente para o céu. Aí sim que traz a umidade e o calor junto, e forma a nuvem”, explica.

Em casos de temporais com ventos e raios, a orientação continua sendo se abrigar em locais longe de árvores, placas e postes de energia. Desligar aparelhos eletrônicos e ficar longe de janelas também é uma boa medida de proteção .

Na praia, a orientação é nunca ficar na água durante temporais, sobretudo com presença de raios.

COMENTÁRIOS