A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) informou que deve retomar na terceira semana do mês de agosto, os cortes de energia elétrica de consumidores inadimplentes em Santa Catarina.
Essa decisão se deve a uma determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na qual libera que todas as distribuidoras do país retornem com a suspensão do fornecimento do serviço por falta de pagamento para clientes residenciais e demais classes, inclusive os serviços de atividades considerados essenciais. A diretriz foi uma revisão da Resolução Normativa nº 878/2020, aprovada no último mês de março.
De acordo com a distribuidora, somente no primeiro semestre de 2020, houve um aumento de 33% na inadimplência no Estado. E essa alta se deve especialmente, pelas classes de consumidores industriais e comerciais, com 80% e 66% de aumento, respectivamente, em comparação aos primeiros seis meses de 2019.
Antes do corte da luz, o gerente do Departamento de Recuperação de Receitas, Fernando Kaszewski, explica que o consumidor irá receber uma nova notificação sobre a existência de pagamentos pendentes