MENU
SC registra casos de síndrome rara em crianças com Covid-19
10/08/2020 18:33 em Novidades

Santa Catarina registrou os primeiros casos da SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica) em crianças, doença associada à Covid-19. Os primeiros dois pacientes foram atendidos no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

O segundo paciente a apresentar a síndrome recebeu alta nesta segunda-feira (10). Morador da Palhoça, Abrahão Evangelista Barbosa, 10 anos, ficou sete dias internado, sendo quatro deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde) esse é o segundo caso da síndrome registrado no Estado. Outro paciente, que não teve nome nem idade revelados, também foi atendido no Hospital Infantil Joana de Gusmão e já recebeu alta.

A Síndrome Multissistêmica Inflamatória é pouco comum e acomete principalmente os vasos sanguíneos. Ela provoca uma resposta exacerbada ao vírus, o que pode resultar em inflamação em órgão como rins e pulmões.

Os sintomas dessa síndrome se assemelham aos de outras situações relativamente raras, como a Síndrome de Kawasaki e a Síndrome do Choque Tóxico. A maioria dos pacientes acometidos pela SIM-P não apresenta sintomas respiratórios.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!