MENU
Iomerê se prepara para receber comitiva italiana
19/03/2019 09:03 em Novidades

– O ano de 2019 deve marcar a história e a cultura de Iomerê. O prefeito Luciano Paganini recebeu nesta semana a informação, que durante a Expo Iomerê, prevista para acontecer no mês de novembro, o município vai receber uma comitiva de 40 italianos, vindos da cidade de Lamon, cidade com a qual Iomerê firmou pacto de amizade em setembro do ano passado. Integrarão a comitiva a prefeita de Lamon Ornella Noventa e o presidente da Associação Bellunesi no mundo, Oscar de Bona.

 

Segundo Paganini a previsão é que na comitiva também esteja um técnico italiano especialista no manejo de ovelhas, que deverá proferir uma palestra para os criadores de toda a região. “Nossa cidade e toda a equipe da Prefeitura vive um momento de muita alegria e expectativa com a visita dos nossos co-irmãos italianos. Temos certeza que com esse processo, Iomerê terá a oportunidade de reviver a valorizar o trabalho dos emigrantes italianos na construção de nossa cidade, assim como permitir as gerações atuais o estreitamento de laços com nossos colonizadores, além de fomentar o conhecimento por meio de intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos e econômicos entre as duas cidades”, disse o prefeito.

 

Durante a visita da comitiva, Iomerê deverá mostrar aos italianos as potencialidades culturais, históricas e econômicas do município. Além disso, na ocasião também deverá ser instalada oficialmente a  Família Bellunense de Iomerê, que unirá famílias de descendentes italianos da região. A instalação da Família Bellunense é um dos requisitos para a formalização do  Gemellagio entre Lanon e Iomerê. O processo para reunir estas famílias já está sendo realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, por meio do secretário Mauricio Bridi e do diretor de Cultura, Márcio Morelatto.

 

O processo para o Gemellaggio entre Lanon e Iomerê inciou no primeiro semestre de 2018, quando o iomerense Yuri Piccoli Hentz esteve na Itália e articulou todo o trâmite com a prefeita Ornella Noventa. O Gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes,  que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Em português significa “Cidades-Irmãs. “Como iomerense, ex-servidor público do município e apreciador da história de nossa cidade e de nossos imigrantes sinto-me extremamente feliz em ver esse pacto de amizade já começar a trazer os primeiros resultados para Iomerê. Tenho certeza que a visita da comitiva italiana vai abrir novas perspectivas culturais, históricas e econômicas para o município”, aponta Hentz.

 

 

COMENTÁRIOS