A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou uma medida sobre os celulares proibidos no Brasil a partir de abril de 2025: apenas telefones compatíveis com tecnologia 4G ou superior poderão ser certificados e vendidos no Brasil.
A decisão pretende modernizar o setor de telecomunicações e preparar o país para o avanço das redes 4G e 5G, assegurando que os aparelhos acompanhem as inovações tecnológicas e não se tornem obsoletos com o futuro desligamento das redes 2G e 3G.
A medida não afetará os celulares já em uso que operam com redes anteriores, como 2G e 3G, que continuarão funcionando. No entanto, a partir de abril de 2025, novos dispositivos, que forem lançados no mercado deverão ser compatíveis com redes 4G ou superiores.
Segundo a Anatel, essa transição é necessária para acompanhar a transformação digital e atender às demandas crescentes de conectividade e desempenho dos dispositivos móveis.
Além dos celulares, a nova regulamentação se aplicará a outros terminais de comunicação móvel, assegurando que todos os equipamentos móveis estejam alinhados com as tecnologias de última geração.
Essa mudança não apenas trará benefícios como melhor desempenho e maior conectividade, mas também ajudará a impulsionar o mercado de telecomunicações no Brasil, conforme a Anatel.
Fonte: ND+