MENU
UFSC de Curitibanos terá curso de Medicina, confirma MEC
18/01/2024 16:36 em Novidades

O MEC (Ministério da Educação) adiantou nesta semana que autorizará a criação do curso de Medicina em Curitibanos, no Campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) instalado no município do Meio-Oeste do Estado.

Conforme a universidade, o ministro da Educação, Camilo Santana, deve visitar Santa Catarina para assinar oficialmente a portaria que autoriza a criação do curso. É uma reivindicação de mais de 10 anos da comunidade local, registrada em 2013 durante audiência pública.

Segundo a Administração Central da universidade, as vagas da nova graduação devem constar no próximo processo seletivo, provavelmente no segundo semestre de 2024. “Inicialmente, devem ser oferecidas 30 vagas para estudantes de Medicina em Curitibanos”, destaca.

“É um sonho para a região, uma reivindicação de muitos anos da comunidade”, afirma o reitor da Universidade, Irineu Manoel de Souza.

 

De acordo com o reitor, já está garantida parte do quadro de docentes para o início do curso. Devem ocorrer ainda mais nomeações e a abertura de concursos no início deste ano, conforme o diretor do Campus de Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt.

“É uma conquista e uma realização, não só para o Campus de Curitibanos e para a UFSC, mas para toda uma região. A gente entende que, com a vinda desse curso, além dos já oferecidos, a UFSC demonstra para toda a sociedade o seu comprometimento com a interiorização de um estudo público, gratuito e de qualidade”, avalia Juliano.

A Universidade deve ainda reservar o espaço físico para a instalação do curso, a utilização de um novo prédio e a contratação de novos TAEs (técnico-administrativos).

Primeiros passos foram dados em 2013

Segundo reconstituição da UFSC, os primeiros passos para a criação do curso remontam a 2013, com a realização de uma audiência pública fora das dependências da UFSC.

Após um período sem avanços, a iniciativa voltou a tomar força no início de 2022: na terceira visita in loco, em abril, a Camem (Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas) do MEC recomendou que o pleito da UFSC para abertura do curso de Medicina no Campus de Curitibanos fosse autorizado.

Fonte: ND+

COMENTÁRIOS