MENU
Ciclone fervoroso vai ‘chacoalhar’ temperaturas em SC com mar agitado, vento e geada
Novidades
Publicado em 17/08/2023

Um ciclone extratropical começa a atuar em Santa Catarina a partir desta sexta-feira (18). A previsão veio da Defesa Civil do Estado, que divulgou a previsão do tempo para os próximos cinco dias.

Antes do ciclone, esta quinta-feira (17) promete tempo firme e sol predomina durante a maior parte do dia, fazendo com que as temperaturas se elevem rapidamente em todo o estado.

Segundo a Defesa Civil, uma frente fria associada a um ciclone que se forma entre o Uruguai e a Argentina deixa o tempo instável e com risco de temporais isolados em todo Estado nesta sexta.

A partir do início da tarde, as instabilidades avançam pelo Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia.

Há previsão ainda para chuvas que podem ser intensas, acompanhadas de descargas elétricas, vendaval e eventual queda de granizo, especialmente entre o Oeste e o Litoral Sul.

O dia já começa abafado e o calor se intensifica ainda mais antes das chuvas. Mínimas em torno de 17ºC a 20°C no Grande Oeste e no litoral e de 13ºC a 16°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas ficam entre 27°C e 30°C em praticamente todo estado. No Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, as máximas podem chegar em torno de 34°C.

O sábado (19) ainda inicia com tempo instável em boa parte de Santa Catarina, mas a partir da tarde uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo no Grande Oeste e o sol volta a aparecer.

Na metade Leste do Estado, a nebulosidade predomina e o dia continua chuvoso em áreas entre o Norte e o Litoral de Santa Catarina.

As temperaturas mínimas variam entre 6°C e 9°C na Serra, entre 10°C e 13°C do Oeste ao Planalto Norte e em torno de 14°C a 17°C no Litoral. Já no período da tarde as máximas oscilam entre 16°C e 19°C no Grande Oeste e boa parte do Litoral e ficam na casa dos 12°C aos 14°C entre os Planaltos e a Grande Florianópolis.

De acordo com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) ciclones são sistemas de baixa pressão nos quais os ventos giram em sentido horário no Hemisfério Sul e com forte intensidade nas áreas ao redor do seu centro.

Os ciclones são classificados conforme as características verificadas no sistema de baixa pressão, que pode ter um núcleo frio (os extratropicais) ou quente (os tropicais) em sua extensão. Há ainda os chamados subtropicais, que possuem características tanto de extras como de tropicais. A classificação “depressão” ou “tempestade” está relacionada à intensidade do vento.

Fonte: ND+

Comentários