A semana inicia com tempo instável nesta segunda-feira (6), com destaque, na região Centro-Leste de Santa Catarina. Essa condição ocorre devido à atuação de um ciclone extratropical, localizado no oceano, próximo da costa do Sul do Brasil.
A Defesa Civil informa que por conta da atuação deste ciclone, o tempo será chuvoso nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis, em especial, nas regiões serranas do Estado.
Já a chuva persistente, que pode ser intensa e com altos volumes acumulados, devem ocorrer no Litoral Sul e parte do Planalto Sul. Nestas áreas, o risco é alto para ocorrências associadas à chuva intensa, persistente e volumosa, com deslizamentos, alagamentos e enxurradas.
Nas demais áreas de Santa Catarina, o dia será com muitas nuvens, e alguns momentos em que o sol aparece, e pancadas de chuva, que pontualmente podem ser intensas em curto período de tempo e vir na forma de temporais isolados.
Do Meio Oeste ao Litoral Norte do Estado, por conta das chuvas, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de ocorrências relacionadas ao tempo. Nestas áreas, existe o risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de ventos, queda de granizo, e a chuva pontualmente intensa.
Ciclone perde força na terça-feira (7)
A atuação do ciclone extratropical perde força na terça-feira (7), em Santa Catarina. Contudo, a combinação do aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e instabilidades em diferentes níveis da atmosfera ocasionam pancadas de chuva isoladas.
As chuvas, serão mal distribuídas, que podem vir na forma de temporais bem isolados, do Meio Oeste ao Litoral do Estado, entre a tarde e noite de terça. A Defesa Civil reforça que, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo.