MENU
Depois do frio, o calor intenso: veja a previsão do tempo para o mês de agosto
17/08/2022 07:14 em Novidades

Depois de estragos causados pelo ciclone extratropical em Santa Catarina na última semana, a segunda quinzena de agosto promete novas surpresas no clima. Segundo o site MetSul, a segunda metade de agosto terá uma massa de ar frio intensa. Ela vai avançar pelo interior do continente e derrubará a temperatura em muitos estados no final desta semana.

O site afirma que a segunda quinzena será dividida em duas fases. A primeira, nos próximos sete dias, promete temperaturas abaixo da média para este período. Na última semana do mês, a temperatura estará acima ou muito acima da média na maior parte do Brasil.

Um estudo feito pelo meteorologista Eugenio Hackbart, ex-sócio da MetSul e já falecido, demonstra que é comum que haja calor na segunda metade de agosto. O país já registrou temperaturas de 34°C a 35°C em Porto Alegre.

Nos últimos sete dias do mês, o ar mais seco típico desta época do ano vai tomar conta de grande parte do Brasil. A previsão também é de chuva escassa, que favorecerá o retorno do calor, o que explica a tendência de chuva abaixo da média no segundo período.

A Epagri/Ciram emitiu um alerta meteorológico nesta terça-feira (16) confirmando a previsão de frio. O alerta falava sobre a chegada da massa de ar polar no Sul do país. Influenciado pela massa, há chance de neve e geada em Santa Catarina. A previsão é de que a condição ocorra no fim da tarde da quinta-feira (18) e siga até o sábado (20) pela manhã.

As temperaturas mínimas ficam próximos de 0°C, mas, nas áreas mais altas do Planalto Sul, os termômetros poderão marcar entre -3°C e -6°C, durante as madrugadas.

COMENTÁRIOS