Santa Catarina já tem o nome dos dez postulantes ao cargo de governador com as candidaturas registradas na Justiça Eleitoral. O prazo para o registro encerra nesta segunda-feira (15).
Até o início da noite do domingo (14) já eram 947 candidaturas para os cargos de governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual. O que superou, e muito, o recorde das eleições de 2018, onde 784 concorreram ao pleito.
A expectativa do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) é que a conclusão dos julgamentos dos pedidos de candidaturas entre 12 e 20 de setembro.
“As configurações das urnas dependem desses julgamentos. Os registros serão apreciados com máxima celeridade pela Corte”, secretário judiciário do TRE-SC, Maximiliano Sobral.
Ao todo são dez candidaturas a governador e vice, 11 para senador e os dois suplentes, 303 para deputado federal para 16 vagas, uma média de 18,9 candidatos por vaga; e 591 para deputado estadual para 40 vagas, que dá uma média de 14,7 postulantes ao cargo por vaga.
Durante o período de julgamentos dos registros, estes candidatos podem fazer campanha.