MENU
Ciclone com risco de destruição deixa SC em alerta nesta semana
08/08/2022 07:05 em Novidades

A passagem de um ciclone extratropical com risco de destruição coloca Santa Catarina em alerta na semana que começa. Grande volume de chuva, ventos intensos, ressaca e alagamentos costeiros estão previstos entre quarta-feira (10) e sexta-feira (12). Os avisos meteorológicos já estão no ar e pedem atenção à população.

A reportagem conversou com Ana Luiza Dors Wilke, meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, que explicou como o fenômeno vai impactar o Estado.

“Em resumo, teremos a atuação de um ciclone extratropical que deve estar formado já na terça-feira (9) e irá causar muita chuva entre terça e quinta-feira no Estado”, alertou.

Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí são as áreas que devem receber os maiores volumes de chuva persistente, às vezes intensa. Nesses locais, há risco de enxurradas, inundações e deslizamentos.

Além das chuvas, Santa Catarina também terá ventos intensos em função do mesmo sistema que deve se intensificar entre quarta e quinta-feira (11). Na quarta à tarde, por exemplo, as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h em áreas da Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí.

Muitas nuvens e chuva ocasional no litoral e áreas próximas marcam esta segunda-feira (8). Isto por causa da umidade vinda do mar em direção a SC e a atuação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral do Estado, explicou a Defesa Civil.

Fonte: ND+

COMENTÁRIOS