MENU
Chance de neve? Queda brusca nas temperaturas acende alerta em SC com combo climático
29/07/2022 07:11 em Novidades

A chegada nesta sexta-feira (29) de uma frente fria em Santa Catarina fez surgir nas redes sociais boatos sobre uma possível nevada. Mas não há ainda o menor indicativo de que o fenômeno possa ocorrer nos próximos dias, segundo meteorologistas.

Os moradores do Estado devem se preocupar em tirar do maleiro cobertas extras. O frio intenso permanecerá até domingo (31), com temperaturas que devem chegar a 0°C em algumas regiões.

O motivo de não ter sequer chance de neve é a falta dos “ingredientes” necessários ao fenômeno. “A massa de ar polar tem ingredientes. E faltam o ar frio e a manutenção de umidade, por exemplo”, diz o meteorologista Piter Scheuer. Se existe possibilidade, é a mais remota possível.

Segundo Scheuer, teremos dois momentos durante o frio nos próximos dias. O primeiro, que ocorre na noite desta quinta (28), é a “propagação de áreas de instabilidade reforçadas pelo ingresso de uma frente fria”, o que provocará temporais .

A Serra e o Oeste serão as primeiras regiões atingidas em Santa Catarina. No amanhecer a Grande Florianópolis, Norte de Santa Catarina, Vale do Itajaí e Planalto Norte estarão sob o efeito dessas áreas. Além do frio, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de temporais, ventos intensos, mar agitado, ressaca e alagamentos costeiros.

COMENTÁRIOS