MENU
SC terá inverno de extremos: ‘começou cedo e deve terminar tarde’
21/06/2022 07:30 em Novidades

O inverno que começa no próximo dia 21 será de extremos em Santa Catarina, avalia o meteorologista Ronaldo Coutinho. Períodos de calor, frio acentuado, chuva irregular e períodos de seca vão tomar conta do noticiário meteorológico durantes estes três meses. “É um ano que o inverno começou cedo e deve terminar tarde”, pontua.

O início prematuro já se deu em maio, quando Santa Catarina teve o maior registro de neve para o mês em 23 anos, segundo Coutinho – a última vez tinha sido em 17 de maio de 1999. Entretanto o “forte” do inverno será entre os dia 10 de junho até o dia 15 de agosto.

 

De início é importante destacar a influência do La Niña, que consiste no resfriamento das águas do oceano pacífico. O fenômeno favorece períodos intensos de chuvas alternados com momentos de seca e calor fora de época. Essa influência deve permanecer até o fim do ano.

“Ela facilita a a entrada de frio”, pontua Coutinho. Entre julho e agosto estão previstos períodos de frio acentuados com um ou dois períodos de calor, que devem se estender por até sete dia. “Temos que torcer que isso não seja muito comum, para não afetar a fruticultura”, alerta.

Duas a três ondas de frio

Segundo a Epagri/Ciram, nos três meses a previsão é “de temperatura próxima a abaixo da média climatológica”. Duas a três ondas de frio devem acometer Santa Catarina, levando os termômetros marcarem temperaturas negativas e influenciando a formação de geada.

“Com o indicativo de frio frequente, aumenta a possibilidade para a ocorrência de episódios de neve, principalmente no Planalto Sul. Mesmo, assim períodos mais aquecidos devem ocorrer devido à atuação de massas de ar seco, e não se descarta a ocorrência de veranicos”, pontua o aviso.

COMENTÁRIOS