MENU
Onda de frio provoca mínima de 0°C e ciclone subtropical traz ventos acima de 100km/h a SC
16/05/2022 07:30 em Novidades

Uma onda de frio intenso deve provocar mínimas de 0°C em Santa Catarina a partir desta segunda-feira (16). Segundo a Defesa Civil, um ciclone subtropical se aproxima do Estado ao longo desta semana e traz ventos acima de 100km/h.

A massa de ar frio polar deve declinar as temperaturas por vários dias, inclusive durante as tardes. A previsão é que a onda de frio dure cerca de uma semana, até a próxima segunda-feira (23).

 

Entre as noites e madrugadas as temperaturas mínimas ficam próximas a abaixo de 0°C no Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste, próximas dos 5°C no Extremo-Oeste, Oeste, Grande Florianópolis Serrana, Alto Vale do Itajaí e parte do Litoral Sul.

Nas demais regiões, as mínimas variam de 6°C a 11°C. Na terça (17) e quarta-feira (18), esta condição combinada aos ventos ocasiona uma sensação térmica de frio ainda mais intenso.

Além da onda de frio intenso, um ciclone deve avançar do mar em direção ao continente entre a terça (17) e a quarta-feira (18). O fenômeno deixa em alerta os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pela previsão de ventos muito fortes e rajadas intensas por horas. As informações são da Metsul Meteorologia.

Apesar de os ciclones serem comuns nesse período, o que se aproxima da região Sul nesta semana apresenta características atípicas, pois vai se deslocar do mar para o continente, trajetória oposta dos ciclones na região.

Ao longo da semana, os ventos se intensificam conforme o cicione vai se aproximando do Estado, com velocidades acima de 100km/h nos pontos mais altos da Serra, por volta dos 90 km/h no Litoral Norte, na Grande Florianópolis e áreas próximas, chegando aos 75 km/h no Alto e Médio Vale do Itajai e em torno dos 65 km/h em áreas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

Conforme a Defesa Civil, os ventos somente perdem força a partir desta sexta-feira (20), quando o ciclone terá se afastado da costa catarinense. O risco para ocorrências associadas aos ventos é moderado a alto.

Confira as temperaturas por região em SC:

Litoral Norte: 12°C / 25°C;

Planalto Norte: 5°C / 15°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 10°C / 20°C;

Grande Florianópolis Serrana: 4°C / 19°C;

Vale do Itajaí: 5°C / 18°C;

Litoral Sul: 6°C / 19°C;

Planalto Sul: 0°C / 10°C;

Meio-Oeste: 1°C / 12°C;

Oeste: 2°C / 12°C;

Extremo-Oeste: 3°C / 14°C.

Fonte: ND+

 
COMENTÁRIOS