A passagem da frente fria por Santa Catarina nesta quarta-feira (30) seguirá rendendo durante a semana. Nesta quinta (31), as consequências do fenômeno serão a retomada do vento Sul, com rajadas de vento que devem chegar aos 70 km/h, e a formação de ondas gigantes no Litoral catarinense, com até 3,5 metros de altura, já alertadas pela Defesa Civil de SC.
A previsão é que os ventos variem entre intensidades moderada a forte, o que provoca a agitação marítima. Com isso, a média das ondas devem ficar na casa dos 2,5 metros de altura, com picos de 3,5 metros de altura. A condição deve seguir até a manhã de sexta-feira (1º), com chances de ressaca.
O aumento do nível do mar, somado à maré astronômica alta, ainda abre condições para alagamentos em áreas costeiras, em especial a Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte. O risco é considerado de moderado a alto nestas regiões.
Nas regiões do Extremo Oeste ao Planalto Sul, o tempo será de sol entre nuvens. Nas demais regiões, há chance de chuva fraca na madrugada e início da manhã, com aparição do sol e presença de nuvens no decorrer do dia, segundo a Epagri/Ciram.
As temperaturas ficam amenas em todo o Estado, com máxima próxima aos 22°C. As mínimas giram em torno de 10°C, com destaque para o Planalto Sul, que amanhece com 4°C.
O vento parte do quadrante Sudoeste a Sudeste, e varia entre fraco a moderado na maior parte de Santa Catarina, com exceção das áreas litorâneas. O sistema que sustenta a massa de ar frio no Sul do Brasil segue influenciando Santa Catarina.