Santa Catarina registrou prejuízos ao longo do domingo (5), em virtude do mau tempo que acometeu todas as regiões do Estado. Em dado momento a Celesc (Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina) chegou a contabilizar quase 20 mil clientes sem energia devido as intempéries.
O alerta foi dado pela Defesa Civil e Epagri/Ciram. Se o resultado não foi todo o alarmado, certamente, atingiu casas e trouxe prejuízos aos moradores, sobretudo, das regiões Oeste e Vale do Itajaí.
Conforme repassado pela assessoria de imprensa da Companhia de Energia Elétrica, o forte temporal que atingiu o Vale do Itajaí, neste domingo, com chuva e ventos fortes, deixou pouco mais de 3 mil unidades consumidoras sem energia elétrica.
A região de Concórdia também foi atingida com fortes ventos que lançaram vegetação sobre a rede, fazendo com que os religadores atuassem, ou seja, a rede elétrica entende, automaticamente, que existe algum problema e para de fazer a energia circular, por segurança.
No pico da ocorrência, 8 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. As equipes da Celesc também continuam em campo – informação das 19h deste domingo – para restabelecer a rede para as 4,3 mil unidades sem energia, principalmente nas regiões de Seara, Passos Maia, Vargeão e Arabutã.
Alerta mantido
Segundo o último boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil, um sistema de baixa pressão, associado ao calor e umidade, favorece condições para temporais e chuva intensa entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira.