MENU
Secretaria de Saúde registra aumento no número de exames de mamografia e preventivo
19/11/2021 08:02 em Novidades

A Secretaria de Saúde fez um balanço dos resultados das ações do Outubro Rosa e os números positivos demonstram que neste ano, alcançamos o recorde exames realizados.

Das coletas para o exame citopatológico do colo uterino, os preventivos, foram realizados 518 somente em outubro, e somados aos outros meses de 2021, chegamos a 2.658 coletas até o momento. Isso é mais que o dobro de exames realizados há cinco anos, por exemplo, quando foram feitas 200 coletas em outubro e 1.190 no ano todo.

Uma das ações que estimulou este crescimento foi a busca ativa realizada pela Secretaria, que faz um trabalho de identificação de mulheres que há anos não realizavam o exame, chamando-as para irem até a unidade de saúde realizar o preventivo.

Outra ação de destaque é a nova Sala de Preventivos no PAM, construída para que a paciente seja recebida em um ambiente acolhedor, com aromaterapia e musicoterapia. Além disso, todas as unidades de saúde dos bairros e interior também oferecem este atendimento e dispõem de profissionais qualificados que realizam um atendimento humanizado e muito especial.

E quando falamos em mamografias, os números registrados também são recorde. Em outubro foram realizados 233 exames, um aumento de 61% comparado há cinco anos. Em 2021, até o mês de outubro, já alcançamos a marca de 1.352 mamografias realizadas.

É importante ressaltar que não há pacientes em lista de espera para mamografias e que este exame é realizado aqui em Videira, sem que as pacientes precisem se deslocar para outros municípios.

De acordo com a Secretária de Saúde, Ivanice Peccin, as mulheres estão mais conscientes e estão buscando cada dia mais os serviços de saúde. “Essa busca das mulheres é muito importante e ver os números tão positivos nos deixa feliz. Já perdemos muitas mulheres por descobrirem o câncer tarde demais, por isso trabalhamos a prevenção de todas as formas, estimulando o diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura”.

O Outubro Rosa já acabou, mas os serviços de saúde continuam o ano todo, lembrando que agora estamos em campanha pelo Novembro Azul, com foco na saúde do homem. Mantenha os seus exames sempre em dia e viva bem.

COMENTÁRIOS