A pandemia continua em franca expansão em Santa Catarina, com um crescimento de 5,5% de casos da Covid-19 entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. Isso representa um salto de 254.488 casos para 268.644. Mais de 13.216 pessoas foram infectadas em apenas uma semana.
Neste contexto, três microrregiões ocupam um pódio nada invejável, concentrando 60% dos casos da doença no Estado. São elas as microrregiões de Florianópolis, Blumenau e Itajaí.
Os dados são do último boletim, divulgado no sábado (7), pelo Necat (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense), vinculado à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O estudo analisa informações relativas à semana de 29 de outubro à última quinta-feira (5).
Para a elaboração dos boletins, o Núcleo utiliza os dados disponibilizados pelo governo do Estado, por meio dos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde.
Contudo, o estudo analisa a evolução da Covid-19 por microrregião, classificadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), diferente do Estado, que analisa por mesorregião.