O Governo de Santa Catarina, por meio da SAR (Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural) e da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), regulamentou a produção da morcela branca através da Portaria SAR nº 33/2020, de 21 de outubro.
A portaria é resultado de um projeto desenvolvido pela Cidasc por meio de estudos técnico-científicos em parceria com estabelecimentos que possuem o SIE (Serviço de Inspeção Estadual). O órgão mapeou e identificou os critérios para a regulamentação no Estado.
O objetivo é contribuir com a valorização e regulamentação de produtos tradicionais produzidos em Santa Catarina, buscando o resgate histórico da produção catarinense o seu reconhecimento por meio de normativa, o que torna mais ágil o registro deste produto pelos estabelecimentos.
De acordo com o secretário de Estado da SAR, Ricardo de Gouvêa, a regulamentação é uma medida geradora de efeitos positivos para todos os envolvidos da cadeia produtiva.
“Atendemos a mais uma reivindicação antiga do setor, tenho certeza de que o ganho será em vários aspectos, como qualidade e inocuidade do produto, melhoria dos processos de produção e expansão da comercialização. Nós, como Governo, estamos estimulando a produção através da regulamentação. Quem ganha com todo esse trabalho é o consumidor”, ressalta.