A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que será publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30) a portaria número 551, que prorroga até 30 de agosto a suspensão das cirurgias eletivas que precisem de anestesia geral. De acordo com o superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Ramon Tartari, o objetivo da medida é garantir anestésicos para pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A portaria não se aplica a hospitais privados.
As cirurgias eletivas são aquelas planejadas com antecedência, ao contrário dos procedimento de emergência. Com a pandemia do coronavírus, aumentou o número de pacientes na UTI. As pessoas com casos graves de Covid-19 também precisam de anestésicos, por isso a publicação da portaria. No início do mês, houve até uma intervenção judicial, em que a Justiça pediu ao estado para prestar esclarecimentos sobre a falta de anestésicos, fundamentais para os procedimentos e entubação de pacientes com Covid-19 nas UTIs
Segundo a secretaria, as cirurgias de média e alta complexidade que precisam ser feitas em um determinado limite de tempo, para não prejudicar a saúde dos pacientes, podem ser realizadas tendo parecer da equipe médica e autorização das Centrais Regionais de Regulação de Internações Hospitalares.