Na última quinta-feira (14), técnicas do Governo do Estado estiveram em Videira com o objetivo de conhecer a estrutura de saúde do município e, especialmente, as instalações da Rede Frio, obra executada com recursos federais que está sendo finalizada para receber a estocagem de doses de vacinas e demais medicações distribuídas pela Gerência Regional de Saúde (Gersa) aos seus 20 municípios de abrangência.
A visita acontece uma semana depois do prefeito, Dorival Carlos Borga, acompanhado da secretária de Saúde, Ivanice Peccin, realizarem uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, oportunidade em que fizeram um apelo para que a estrutura da Gersa permanecesse no município, mesmo após o Governo do Estado ter noticiado que seria extinta e relocada para outra localidade.
As técnicas foram acompanhadas pelo prefeito Borga, pela secretária Ivanice, pela vice-prefeita, Claudete Vavassori, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Nédio Martins, além do vereador Wilmar Antunes. Eles estiveram na obra da Rede Frio e também nas antigas instalações da ADR, prédio em que a Gersa poderá se instalar em sede própria, já que atualmente ocupa uma sala alugada no centro da cidade.
“O Governo do Estado se sensibilizou e mandou uma equipe conhecer nossa realidade. Nós tínhamos a certeza de que a decisão de retirar os serviços de Videira seria revertida após os novos gestores do Estado conhecerem nossa realidade. Nossa regional tem função importante para a saúde de Santa Catarina e não poderíamos deixar esta estrutura sair do município”, reforça Borga.
Agora, Videira aguarda a comunicação oficial de que os serviços serão mantidos, sendo que a nomenclatura da Gerência de Saúde poderá ser mudada após a aprovação da reestruturação administrativa a ser feita pelo governador. “O município fez a sua parte, buscando a manutenção das estruturas que atuam aqui. Esse também é nosso papel, de fazer a interlocução sobre as pautas de nosso interesse em outras esferas de governo”, finaliza Borga.