Ações foram realizadas no sábado (05) no Largo da Estação e contou com a participação do SAMU, Bombeiros, Ortravi e Grupos de teatro da Secretaria de Cultura e Turismo
Para marcar a abertura das atividades do Maio Amarelo, foi realizado no sábado (05) duas atividades. A primeira uma encenação de resgate de um acidente de trânsito com vítimas, na parte da manhã e uma encenação de vítimas de uma acidente, a tarde. As açõesforam realizadasno Largo da Estação contou com profissionais secretaria do Saúde, através do SAMU, Corpo de Bombeiros e Ortravi.
Para Maristela Baroncello, a encenação do resgate das vítimas teve a intenção de alertar as pessoas para os perigos que o trânsito pode causar. “Quando pensamos em uma ação, fomos instigados pelo próprio prefeito Borga, que fizéssemos algo para chamar a atenção, por isso resolvemos encenar o resgate de um acidente com vítimas. Por isso, buscamos a parceria com o Corpo de Bombeiros que irá fazer o desencarceramento das vítimas”, relatou a coordenadora do SAMU.
Segundo Kleber Ribeiro, Coordenador Núcleo de Artes Cênicas da Secretaria de Turismo e Cultura, o grupo de atores encenaram uma situação de acidente que envolvia um carro e uma motocicleta, devidamente maquiados e produzidos retrataram uma cena impactante, em que ficava claro o uso de bebidas alcoólicas, falta de uso do cinto de segurança bem como a falta de capacete. “Foi uma ação importante, de impacto, para gerar conscientização, sei que algumas pessoas realmente acreditaram que era é um acidente real, inclusive oferecendo ajuda, o que nos sensibilizou muito”, enfatizou Kleber.
O prefeito Borga, lembrou que é necessário conscientizar as pessoas e que ações não podem ser restritas ao mês de maio, mas sim que este mês seja o início da conscientização das pessoas pelo resto do ano. “Precisamos manter acesa ao longo de todos os dias, de forma incansável, a chama da mobilização, do debate, do diagnóstico e da reflexão sobre a própria realidade, local e nacional, no que diz respeito aos acidentes e sobre o que podemos fazer para evitá-los”, finalizou Borga.