Um fenômeno raro e assustador foi registrado na madrugada da última sexta-feira (3) em Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina. Um tornado de categoria F1, com ventos entre 117 e 180 km/h, causou estragos na zona rural do município, especialmente na Linha Sertão. Árvores foram arrancadas, plantações foram danificadas e casas foram destelhadas pela força do vento.
O tornado foi confirmado pela Defesa Civil de Santa Catarina, que divulgou um relatório nesta segunda-feira (6) sobre os temporais que atingiram a região entre a noite de quinta-feira (2) e a madrugada de sexta. Segundo o órgão, uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão provocou chuvas intensas, raios, rajadas de vento e granizo no Extremo-Oeste e Oeste do Estado.
A Defesa Civil informou que o radar meteorológico em Chapecó detectou uma grande tempestade com características supercelulares sobre Cunha Porã, entre às 3h12 e 3h18 da madrugada de sexta. Esse tipo de tempestade é considerado severa e pode gerar fenômenos como tornados, granizo e ventos fortes. Nas imagens da velocidade de vento estimada pelo radar, foi observado um contraste entre velocidades positivas e negativas, indicando a presença de uma célula de tornado.
O relatório também apontou que foram registrados mais de 200 mm de chuva em 48 horas na região, representando um volume muito acima da média para o mês de novembro. A prefeitura de Cunha Porã decretou estado de emergência e está prestando assistência aos moradores afetados pelo tornado. A Defesa Civil disse que não houve vítimas ou feridos graves.
Fonte: ND+