O concurso público para 1.000 vagas do cargo de técnico do seguro social do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) registrou 1.023.494 candidatos inscritos. A remuneração bruta inicial é de R$ 5.905,79.
A informação é do instituto responsável pela aplicação da prova, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), que publicou nesta quarta-feira (9) a relação de candidato/vaga. Do total de vagas oferecidas, 5% (90) são destinadas a pessoas com deficiência e 20% (202) a pessoas negras.
A expectativa era de 1,5 milhão de inscritos. O índice registrado no certame representa uma pequena queda se comparado ao concurso de 2015, quando a banca registrou 1.043.807 inscrições.
O concurso terá duas etapas, ambas de caráter classificatório e eliminatório: uma prova objetiva, a ser realizada em 27 de novembro, e um curso de formação. Puderam se candidatar pessoas com ensino médio completo ou curso técnico equivalente, concluído até a data da posse e com diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).
A prova terá duração de 3 horas e 30 minutos e, além de conhecimentos específicos da legislação da seguridade social, contará com as disciplinas de língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de informática e raciocínio lógico-matemático.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno. O candidato matriculado receberá auxílio financeiro correspondente a 50% do salário do cargo.
Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária; e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários. As vagas serão para 97 gerências administrativas do INSS em todas as unidades federativas.