MENU
Brasil tem 1,2 milhão de eleitores com alguma deficiência
Publicado em 19/09/2022 07:27
Novidades

O número de eleitores com alguma deficiência no Brasil que votarão no dia 2 de outubro chega a 1,2 milhão. Um grande desafio é a falta de acessibilidade em boa parte dos locais de votação.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a maioria das deficiências são de locomoção (427.729 eleitores), visual (186.647), auditiva (111.813). Os demais, 614.911 (43,81%), declaram ter outros tipos de deficiência.

O influenciador digital Deives Picáz, 20 anos, disse ao Portal R7 que “os lugares [de votação] nem sempre são adequados. Existem diversas escolas, por exemplo, que não têm elevador, o que dificulta o acesso a pessoas que usam cadeira de rodas. Não há intérprete de Libras”.

Picáz tem uma deficiência é física chamada agenesia de membros — quando o feto não desenvolve total ou parcialmente um dos membros (mão, antebraço ou braço).

“Acredito que o TSE poderia estudar cada vez mais a importância da inclusão e da acessibilidade, tirando do papel e colocando em prática. Por exemplo, descrição de local e de imagem, rampas para fácil acesso, elevadores, intérprete de Libras; enfim, dar a infraestrutura adequada a pessoas com deficiência para que exerçam seu poder de voto”, afirmou Picáz ao R7.

O TSE informou ao portal que não tem controle sobre as dificuldades, apenas tem o número total de eleitores com deficiência.

Fonte: ND+

Comentários