MENU
SC tem 19 pessoas aguardando vaga em leito de UTI e ativará Sala de Situação
08/06/2022 07:29 em Novidades

Santa Catarina tem 19 pessoas aguardando por vaga em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no SUS (Sistema Único de Saúde), conforme atualização desta terça-feira (7). Por conta da crítica situação no sistema de saúde, o governo estadual ativará a Sala de Situação.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), três catarinenses esperam por um leito pediátrico. Entre eles, um apresenta problemas respiratórios e dois possuem necessidade de serviço especializado para outra doença.

Já em relação aos leitos neonatal, sete recém-nascidos estão na fila por transferência para UTI. Destes, quatro estão em busca porque apresentam problemas respiratórios e outros três por conta de outras enfermidades.

Além disso, nove adultos aguardam vagas nos hospitais de referência, sendo que quatro estão relacionados a doenças respiratórias e cinco por outras doenças.

MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) se reuniu, no fim da tarde da última segunda-feira (6), com a SES para tratar sobre a atual situação do sistema de saúde.

Na ocasião, a pasta confirmou que será ativado uma Sala de Situação para acompanhar as ações que estão em andamento frente a emergência em saúde de Santa Catarina.

De acordo com a SES, a Sala de Situação contará com setor técnicos da secretaria e órgãos externos que tenham envolvimento no tema. Durante a reunião da última segunda, a pasta convidou o MPSC em participar dos trabalhos. Sem confirmar a data, o governo estadual afirma que as atividades iniciarão ainda nesta semana.

COMENTÁRIOS