No mês de janeiro, mais de 253 mil pessoas foram infectadas pela Covid-19 em Santa Catarina. Foi o maior número absoluto de registros em um único mês durante toda a pandemia.
O dado consta no informe do Necat (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense) divulgado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O estudo analisa a evolução da Covid-19 em SC entre os dias 28 de janeiro a 4 de fevereiro.
Nesse período, o registro de casos cresceu 16% em relação à semana anterior, uma vez que foram notificados mais 64.871 novos casos da doença em apenas sete dias.
A média diária de casos superou o patamar de 9,2 mil. Segundo o Necat, o indicador aponta a continuidade da explosão do contágio no Estado.
A pesquisa da UFSC demonstra que os casos ativos atingiram o pico máximo em 29 de janeiro, chegando 80.250 pessoas infectadas ao mesmo tempo. Na mesma semana, os casos caíram para 67.395 infectados. Ainda assim, a média do indicador permaneceu em aproximadamente 1.556 casos/dia.
O boletim do governo do Estado, divulgado nesse domingo (6), contabiliza 60.374 casos ativos da Covid-19.
Mortes por Covid-19
O estudo observou que o crescimento expressivo dos novos casos e dos casos ativos passou a ter efeitos sobre o crescimento do número de mortes causadas pela Covid-19, principalmente nos últimos sete dias, quando foram registrados mais 218 óbitos.