Quando Santa Catarina começou a vacinar os adultos há um ano atrás, o Estado preparou uma cerimônia revelando o nome dos três primeiros moradores que receberiam a Coronavac. Mas desta vez, com o início da imunização das crianças de 5 a 11 anos, não haverá evento semelhante.
Isso porque, conforme a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), a prioridade no momento é a agilidade da campanha. Em meio a propagação da variante Ômicron e o aumento recorde de casos, o grupo é um dos únicos não imunizado contra a Covid-19
As 39.800 doses pedátricas recebidas nesta sexta-feira (14) já foram encaminhadas para o armazenamento, e serão separadas durante a tarde para depois serem encaminhadas para as regionais de Saúde. Santa Catarina terá primeiras crianças imunizadas simultaneamente.
Entretanto as prefeituras ainda podem inaugurar esta nova etapa com cerimônias municipais. A prefeitura de Florianópolis não tem pretensão de realizar a cerimônia. O objetivo é começar a aplicar as doses o quanto antes.
Na Capital, a imunização dos pequenos começa neste sábado (15) de janeiro. A imunização começará com as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e/ou deficiência, e crianças de 5 a 11 anos que convivem com pessoas de risco.
Há quatro pontos de vacinação: SEAD/Centro, Antigo Aeroporto, Centro de Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira. É necessário levar identidade ou certidão de nascimento, atestado e presença dos pais ou autorização por escrito.