O Ministério da Saúde aboliu o intervalo de aplicação entre as doses da vacina da gripe e da Covid-19. Dessa forma, Santa Catarina poderá aplicar as duas doses já nesta quinta-feira (30).
A suspensão foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, através da internet, na última quarta-feira (29).
“A vacina da gripe pode ser aplicada a partir dos seis meses de vida. Toda população pode ir a um posto de saúde e garantir sua imunização contra a gripe”, destaca Queiroga.
A Dive/SC (Diretoria de Vigilância de Saúde de Santa Catarina) afirma que já recebeu o comunicado do governo federal e começou a adotar a prática.
Conforme a nota técnica enviada para as secretarias estaduais de saúde, existem estudos clínicos em andamento relacionados com a co-administração das demais vacinas do calendário vacinal, mas ainda sem dados publicados.
A nota destaca ainda que, no entanto, uma vez que são vacinas com plataformas que não possuem vírus vivos, considerando o que é observado com as demais, não é esperado impacto significativo na resposta imune ou na segurança diante da administração com os imunizantes do calendário de vacinação.
Ainda de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação de milhões de pessoas possibilita acumular dados de segurança das vacinas. Segundo o painel de monitoramento da pasta, atualizado na manhã desta quinta-feira (30) , mais de 236 milhões de doses já foram aplicadas no Brasil.
“Colocar para o usuário vacinar de uma e retornar paós uns dias para receber a outra pode resultar em atrasos e não fazer a imunização necessária. Dessa forma, melhora a presença das pessoas nos postos de saúde”, explica o epidemiologista.